Políticas Editoriais

Foco e Escopo

REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA

 

A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA  tem por objetivo promover a veiculação da produção científica na área da educação. Publica artigos inéditos na área educacional, reunidos em torno de temas específicos na seção Dossiê e em temáticas voltadas para formação de professores; políticas educacionais; profissionalização docente; práticas pedagógicas; cultura escolar; currículo; avaliação; gestão escolar, entre outras.

A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA é de acesso livre, ou seja, não há custo para publicação ou acesso aos artigos.

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo da Revista Eletrônica Pesquiseduca endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014. Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP- codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf >

A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA está indexada nas seguintes Bases:

 PORTAL DE PERÍÓDICOS DA CAPES :  www.capes.gov.br           

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para las Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal -  www.latindex.org

DIADORIM  - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas  Científicas Brasileiras -   http://diadorim.ibict.br

REDIB - Red Iberoamericana de Innovacón y de Conocimiento Científico -  ww.redib.org 

 MIAR -  Information Matrix for the Analysis of Journals:  miar.ub.edu/listas 

e-revist@as -  Plataforma Open Access de Revistas Científicas Espanholas e   Latinoamericas -www.erevistas.csic.es

 

 Políticas de Seção

A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA compõe-se, a priori, das seguintes seções: Artigos (resultados de pesquisa); Ensaio ou análise crítica; Relatos de experiência; Resenhas; Entrevistas e Dossiês.

Além de artigos voltados para temáticas específicas, a revista também recebe colaborações com outros temas da área, os quais são avaliados pelos pares e, se aceitos, poderão ser publicados na seção Outros Artigos.

 

Submissão de artigos

Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados  na Revista Eletrônica PESQUISEDUCA  concordam com os seguintes termos:

1- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2.- Os artigos são acesso público, gratuitos.

3.- Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Pesquiseduca, o responsável pela submissão:

1º.) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença;

2º.) Declara que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade;

3º.) Declara que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado;

4º.) Declara que o artigo não está em avaliação por outro periódico.

 

Termo de Autorização

Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UNISANTOS (SEER), sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitida a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.

 

ISSN- 2177-1626

Acesso: http//periodicos.unisantos.br/pesquiseduca

Contato: pesquiseduca@unisantos.br

 

PESQUISEDUCA ELECTRONIC JOURNAL

 

The PESQUISEDUCA Electronic Journal is a semester publication of the Education Graduate Program of the Catholic University of Santos (UniSantos) and the Leopoldianum University Press (EDUL) and uses blind peer review. The journal aims to stimulate and promote the production and transmission of scientific knowledge resulting from research in education conducted by Brazilian and foreign researchers.

The PESQUISEDUCA Electronic Journal publishes previously unpublished articles in education organized in specific themes in the ‘Dossier’ section. It also publishes articles, reviews and interviews in the ‘Other Themes’ section. The themes are related to the thematic areas of UniSantos’ Education Graduate Program Lines of Research, among which are teacher training, educational policies, teacher professional development, teaching practices, school culture, curriculum, evaluation/assessment, and school management.

The PESQUISEDUCA Electronic Journal allows free access, which means there are no costs to publish or access the articles online.

The editors and the members of the editorial and consulting boards of the PESQUISEDUCA Electronic Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP (São Paulo Research Foundation) in 2014. It is recommended that all authors and examiners read the document available on the following link.

http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP- Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf 

 

The PESQUISEDUCA Electronic Journal is indexed in the following bases:

CAPES - Portal  de Periódicos:  www.capes.gov.br  

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para las Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal -  www.latindex.org

DIADORIM- Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas  Científicas Brasileiras (Diadorim) -  http://diadorim.ibict.br

Redib - Red Iberoamericana de Innovacón y de Conocimiento Científico - www.redib.org

Miar - Information Matrix for the Analysis of Journals:  miar.ub.edu/listas

e-revist@s - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Espanholas e  Latinoamericas -www.erevistas.csic.es

IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación     Educativa - Universidad Nacional Autónoma del Mexico

 

Section Policies

The PESQUISEDUCA Electronic Journal comprises the following sections: Dossier – articles resulting from research; Essays or critiques; Experience report; Review; Interview.

In addition to articles focusing on specific themes, the journal receives collaborations addressing other themes of the area, which are peer-reviewed and, if accepted, published in the Other Themes section.

 

Submission of articles

The authors submitting their articles to be published in the PESQUISEDUCA Electronic Journal agree with the following terms:

1) The authors keep their authors’ rights and transfer the first publishing right to the journal, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution license, which allows for its sharing with the acknowledgement of authorship and initial publishing in this journal.

2)Having been published in this free-access journal, the articles can be freely and independently used for educational and noncommercial purposes.

3)By electronically submitting an article to the PESQUISEDUCA Electronic Journal, the person responsible for the submission:

1º)declares that the submitted document is an original article and that he or she has the prerogative of transferring the rights contained in this license. He or she also declares that to the best of his or her knowledge the submission of the document does not infringe any other person’s or any other entity’s rights.

 

2º) If the submitted document contains material whose authors’ rights do not belong to him or her, he or she declares to have been authorized by the holder of the authors’ rights to transfer the rights requested by this license to the Catholic University of Santos, and that this material whose rights belong to third parties is clearly identified and acknowledged in the text or content of the submitted document.

 

3º)He or she also declares that any person described as the author or co-author of the document is aware of the fact and agrees to be so described.

He or she declares that the article is not being currently evaluated by another journal.

 

Term of Authorization

As the person responsible for submitting the document, I authorize the Catholic University of Santos (UNISANTOS) to make the work freely available through the Electronic System for Journal Publishing of the UNISANTOS (SEER, Brazilian acronym), without authors’ right compensations, pursuant to Law # 9610/98. The reading, printing and/or the download of the work is allowed in view of the promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or by authors’ right legislation is prohibited.

 

ISSN- 2177-1626

Acesso: http//periodicos.unisantos.br/pesquiseduca

Contato: pesquiseduca@unisantos.br

 

 

REVISTA ELECTRÓNICA PESQUISEDUCA

 

La Revista Electrónica PESQUISEDUCA es una publicación semestral del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Católica de Santos (UniSantos) y de la Editorial Universitaria Leopoldianum (EDUL) y trabaja con el sistema de revisión ciega por pares. El objetivo de la revista es estimular y promover la producción y la difusión del conocimiento científico como resultado de las investigaciones producidas en el campo de la educación por investigadores nacionales e internacionales.  

La Revista Electrónica PESQUISEDUCA publica artículos inéditos en el campo de la educación, agrupados en temas específicos en la sección Dossier. Publica artículos en la sección Otros Temas, así como reseñas y entrevistas. Los temas se centran en los ejes temáticos de las Líneas de Investigación del Programa de Educación de la Universidade Católica de Santos, que incluye: la formación de profesores; políticas educativas; profesionalización docente; prácticas pedagógicas; cultura escolar; currículo; evaluación; gestión escolar.

La Revista es de libre acceso, es decir, no hay ningún coste para su publicación o el acceso a los artículos. Los editores y miembros de los consejos editorial y consultivo de la Revista Electrónica Pesquiseduca aprueban el Código de Buenas Prácticas Científicas publicado por la FAPESP en 2014.

Se recomienda que todos los autores y evaluadores lean el documento disponible en el siguiente enlace.

http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP- Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf 

 

La Revista Electrónica PESQUISEDUCA está indexada en las siguientes Bases:

CAPES- Portal  de Periódicos:  www.capes.gov.br  

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para las Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal -  www.latindex.org

DIADORIM- Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas  Científicas Brasileiras (Diadorim) -  http://diadorim.ibict.br

Redib - Red Iberoamericana de Innovacón y de Conocimiento Científico - www.redib.org

Miar - Information Matrix for the Analysis of Journals:  miar.ub.edu/listas

e-revist@s - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Espanholas e  Latinoamericas -www.erevistas.csic.es

IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación     Educativa - Universidad Nacional Autónoma del Mexico

 

Políticas de Sección

La Revista Electrónica PESQUISEDUCA consiste en las siguientes secciones: Dossier - artículos resultantes de la investigación; Ensayos o análisis crítico; Relato de experiencia; Reseña; Entrevista.

Además de artículos centrados en temas específicos, la revista también recibe colaboraciones con otros temas del campo, que son evaluadas por pares y, si son aceptas, se publicarán en la sección Otros Temas.

 

La sumisión de artículos

Los autores que presenten sus trabajos para publicación en la Revista Electrónica PESQUISEDUCA acuerdan los siguientes términos:

Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación con la obra al mismo tiempo licenciada bajo la licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.

Por aparecer en esta revista de acceso abierto, los artículos son libres de uso, con la debida atribución, con fines educativos y no comerciales.

Al enviar electrónicamente un artículo a la Revista Electrónica Pesquiseduca, el responsable de la sumisión:

1) declara que el documento en cuestión es un trabajo original, y que detiene la prerrogativa de otorgar los derechos contenidos en esta licencia. También declara que la entrega del documento no infringe, tanto cuanto le sea posible saber, los derechos de ninguna otra persona o entidad.

2) Si el documento en cuestión contiene material de lo cual no detiene los derechos de autor, declara que ha obtenido el permiso del propietario de los derechos de autor para otorgar a la Editora Universitaria Leopoldianum (Universidade Catolica de Santos) los derechos requeridos por esta licencia, y que ese material cuyos derechos son de terceros está claramente identificado y reconocido en el texto o contenido del documento.

3) También declara que cualquier persona nombrada como autor o co - autor del documento es consciente de ello y se compromete a ser así nombrada.

4) Declara que el artículo no está siendo evaluado por otra publicación.

 

Declaración de Autorización

Como responsable de la presentación del documento , yo autorizo a la Universidade Católica de Santos (UniSantos) a publicar el trabajo de forma gratuita, a través del Sistema Electrónico para la Publicación de Revistas de la UNISANTOS ( SEER ) sin pago de derechos de autor, de acuerdo con la ley Nº 9610/98. Se permite leer, imprimir y / o descargar el artículo, como una promoción de la producción científica brasileña. Se prohíbe el uso de la obra no autorizada bajo esta licencia o por la ley de derechos de autor.

 

ISSN- 2177-1626

Acesso: http//periodicos.unisantos.br/pesquiseduca

Contato: pesquiseduca@unisantos.br

 

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Textos inéditos, resultantes de pesquisa realizada e que tenham relevância para a área de educação e formação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHA

A Seção Resenha publica trabalhos sobre obra recente no campo da educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence e apresentar uma apreciação crítica sobre a publicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

OUTRAS TEMÁTICAS

Os artigos deverão estar de acordo com as normas de publicação do periódico e serão submetidos à avaliação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATO DE PESQUISA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDUCAÇÃO INFANTIL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E LINGUAGENS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação por pares

Os trabalhos são recebidos via Sistema Eletrônico de Editoração (SEER). Os artigos são encaminhados, sem identificação nominal, a dois pareceristas externos, de diferentes instituições, pelo sistema de duplo cego. Em caso de discrepância nos pareceres, o artigo é encaminhado para um terceiro avaliador. Os nomes dos autores e dos pareceristas, os quais gratuitamente farão a avaliação dos trabalhos, serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.

A apreciação dos trabalhos levará em consideração:

a)  a adequação do artigo às políticas editoriais e das seções da Revista;

b) a pertinência e a atualidade do tema em relação à área de Educação;

c) o desenvolvimento e aprofundamento do tema; a pertinência da argumentação apresentada; a estrutura, organização e  coerência do texto; a adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

A síntese da avaliação será expressa por: Trabalho aprovado – neste caso o artigo será programada para publicação; Trabalho aprovado com modificações – serão solicitados ao autor ajustes no trabalho, com envio da nova versão para avaliação final; Trabalho Não Aprovado.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de recusar o artigo, caso as ressalvas solicitadas para a correção não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas. Se o trabalho for aceito para publicação, a Comissão Editorial reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores.

 

Periodicidade

A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA - ISSN: 2177-1626 - a partir do ano de 2017 passou a ter periodicidade quadrimestral e será publicada nos meses de abril, agosto e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, dentro do princípio de que a disponibilização gratuita da produção científica é uma forma de democratização do conhecimento.  O acesso para a leitura dos artigos é livre, porém é aconselhável que os usuários façam o cadastro.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Seções da Revista

A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA tem fluxo contínuo de recepção e análise de originais. Compõe-se, a priori, das seguintes seções: Artigos (resultados de pesquisa); Ensaio ou análise crítica; Resenhas; Entrevistas, Dossiês.

 

 

Comissão Científica

Ana Isabel Câmara Madeira  - Universidade de Lisboa – Portugal

Bernard Charlot – Universidade Federal de Sergipe 

Cecília Borges - Universidade de Montreal – Canadá

Gilles Monceau  - Universidade Paris 8 – França

Joaquim Antonio Pintassilgo - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal

Antonio Chizzotti - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Branca Jurema Ponce - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Luiz Carlos Barreira -  Universidade Católica de Santos

Iria Brzezinski - Universidade Católica de Goiás UCG – GO

Isabel Capelleti - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC – SP

José Gonçalves Gondra - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ – RJ

Maria do Socorro Lucena (Universidade Estadual do Ceará - UECE – CE

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco - Universidade Católica de Santos

Maria Isabel da Cunha - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS - RS

Marcel Mendes - Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP

Marta Martia Chagas de Carvalho - Universidade de São Paulo - USP-SP

Maria Lúcia Spedo Hilsdorf - Universidade de São Paulo - USP-SP

Maria do Socorro Lucena -Universidade Estadual do Ceará - UECE – CE

Maria Izilda Matos – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Marcel Mendes - Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP

Mari Margarete Forster - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS - RGS

Terezinha Rios - Universidade de São Paulo - GEPEFE- USP -SP

Umberto de Andrade Pinto - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP – SP

Silas Borges Monteiro (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT – Cuiabá - MT

Selma Garrido Pimenta - USP

 

Expediente

Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Chanceler
Dom Tarcísio Scaramussa

Reitor
Prof. Me. Marcos Medina Leite

Pró-Reitora Administrativa
Profª. Drª. Mariângela Mendes Lomba Pinho

Pró-Reitora de Graduação
Profª. Drª. Rosângela Ballego Campanhã

Pró-Reitor de Pastoral
Prof. Me. Pe. Cláudio Scherer da Silva

Profa. Dra. Irene Jeanete Lemos Gilberto

Coordenadora do Programa de Educação


Prof. Marcelo Luciano Martins Di Renzo
Coordenador da Editora Universitária Leopoldianum