Estudo das questões da sociedade, formação para o desenvolvimento humano e a práxis fenomenológica da educação em Merleau-Ponty / Study os social issues, education for human development, and the phenomenological praxis of education in Merleau-Ponty

Renan Antonio da Silva, Kyldes Batista Vicente, Darlene Teixeira Castro

Resumo


Resumo:  O presente artigo nos mostra que a Educação é tema controverso e muito debatido em todo o mundo. No Brasil parece haver um descompasso na questão educacional. Discutem-se amplamente as questões voltadas à aprendizagem, olhando-se atentamente para os alunos, professores, escolas e processos, mas com olhares menos atentos à Educação como Ciência e Fenômeno específico, amplo e complexo, conforme definição de Gadotti (2012). Assim, ao passo que Darcy Ribeiro (2011), desde 1977, já dizia que o Brasil amargava crise educacional in perpetuum, sempre insolucionável e, aparentemente, com anuência e intencionalidade por parte do poder público e elites econômicas e intelectuais, chegamos a cunhar jargões que têm certo cinismo tal qual 'a Educação pode mudar o Brasil. A proposta é analisar, portanto, a Educação como processo fenomenológico amplo, por meio de pesquisa qualitativa, buscando compreender o significado que esta assume para sujeitos e para a sociedade como ator principal de mudança.

Palavras-chave: Educação; Fenomenologia; Alteridade.

 

Abstract: This article shows that Education is a controversial and much-debated subject throughout the world. In Brazil there seems to be a mismatch in the educational issue. Curriculum and learning issues are widely discussed, with a greater emphasis of students, teachers, school and processes to the detriment of education as science and as a specific, broad and complex phenomenon, as defined by Gadotti (2012). Thus, while Darcy Ribeiro (2011), back in 1977, already said that Brazil faces an educational crisis in perpetuity, always insolvable, and apparently with the consent and intentionality of governments and economic and intellectual elites, rather cynical slogans – such as 'Education can change Brazil' – have been coined. Therefore, the proposal is to analyze education as a broad phenomenological process, through qualitative research and seeking to understand the meaning that this assumes for individuals and for the society as the main actor of change.

Keywords: Education; Phenomenology; Otherness.


Palavras-chave


Educação; Fenomenologia; Alteridade.

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