FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Metropolintana de Santos (UNIMES)

Palavras-chave:

política educacional brasileira, formação de professores, educação a distância.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a formação de professores da Educação Básica a partir da última edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996, enfatizando as ações voltadas para a modalidade a distância. A pesquisa bibliográfica apresenta parte da história da formação dos professores no Brasil, no período compreendido entre 1996 a 2011, destacando a legislação vigente e os atuais desafios para essa formação na modalidade de Educação a Distância (EaD). Aborda a formação de professores na modalidade a distância a partir de dois aspectos: como modalidade de ensino e estratégia para a expansão do ensino superior no País.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Metropolintana de Santos (UNIMES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), realizou pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2003), área de Cultura Visual. Professora Visitante no Nucleo de Investigación, Formación e Inovación Tecnológica, do Instituto de Ciencias de la Educación, da Universidade de Barcelona, coordenado por Juana Maria Sancho e Fernando Hernandez. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (2011), em Tecnologias e Métodos de formação em rede: tutor on line, pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha (2006); em E-Learning pela Universidade Nacional de Educação a Distancia (UNED), Espanha (2005). Consultora e parecerista em projetos acadêmicos e empresariais na área de Educação, Arte e Cultura. Tem experiencia nas modalidades de educação presencial e a distância como docente e pesquisadora.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Sardelich, M. E. (2012). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 62–85. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/161