INTERNET, DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO AMBIENTE COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Autores

  • Alice Felisberto da Silva UFMS
  • Jacira Helena do Valle Pereira UFMS

Palavras-chave:

Formação de Professores, Diversidade Cultural, Internet

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma discussão sobre os limites e as possibilidades que se colocam à mídia Internet na abordagem da diversidade cultural. Essa mídia apresenta, por seus recursos, uma contradição à questão da diversidade cultural: Por um lado, configura-se como um importante espaço de interação e respeito às diferenças, por outro lado, permite a disseminação de conteúdos preconceituosos. A investigação revelou que é essencial a incorporação dessa discussão aos cursos de formação de professores, porém contemplando a dupla dimensão da mídia Internet na educação, qual seja, a de ferramenta pedagógica e a de objeto de estudo, contemplando seus aspectos instrumental e conceitual.

Biografia do Autor

Alice Felisberto da Silva, UFMS

Acadêmica do curso de Direito/UFMS. Possui graduação em Pedagogia pela UFMS (2006), Especialização em Planejamento e Tutoria em EAD (2009) e Mestrado em Educação (2010), também pela UFMS. Já atuou no estudo dos seguintes temas, relacionados à Educação: Diversidade Cultural, Identidade, Memória, Fronteira, Migração, Trajetórias Escolares. Trabalhou como tutora à distância do curso de Pedagogia da UAB/UFMS. Atualmente, é professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campo Grande/MS e participa do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação" (GEPASE) da UFMS, na pesquisa intitulada "Estratégias familiares na escolha de estabelecimentos de ensino: as relações entre famílias e escolas na produção do sucesso escolar em Campo Grande/MS".

Jacira Helena do Valle Pereira, UFMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e memorialistas, fronteira e diversidade cultural, famílias e escolas.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Silva, A. F. da, & Pereira, J. H. do V. (2012). INTERNET, DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO AMBIENTE COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 126–142. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/175