A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco

Lucíola Inês Pessoa Cavalcante, Michelle de Freitas Bissoli, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta

Resumo


Em um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática.


Palavras-chave


docência no ensino superior; área da saúde; formação continuada; desenvolvimento profissional

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