A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco

Autores

  • Lucíola Inês Pessoa Cavalcante Universidade Federal do Amazonas -UFAM
  • Michelle de Freitas Bissoli Universidade Federal do Amazonas -UFAM
  • Maria Isabel de Almeida Universidade de São Paulo - USP
  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

docência no ensino superior, área da saúde, formação continuada, desenvolvimento profissional

Resumo

Em um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática.

Biografia do Autor

Lucíola Inês Pessoa Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas -UFAM

 

Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo - USP

Professora pesquisadora do Programa de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo - USP

Professora pesquisadora do Programa de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

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Publicado

2012-08-08

Como Citar

Cavalcante, L. I. P., Bissoli, M. de F., Almeida, M. I. de, & Pimenta, S. G. (2012). A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(6), 162–182. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184