ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS

Autores

  • Ana Paula Pizarro Duarte Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação
  • Lourdes Bragagnolo Frison Universidade Federal de Peloras - Faculdade de Educação

Palavras-chave:

autorregulação da aprendizagem, estratégias autorregulatórias, formação docente

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil.

Biografia do Autor

Ana Paula Pizarro Duarte, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação

Estudante do 9º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas - Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica pelo CNPq, Cursando especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Instituto Educar Brasil (filiado a instituição Dom Bosco).

Lourdes Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Peloras - Faculdade de Educação

Profª da pós graduação stricto sensu faculdade de Educação (UFPel), Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada (GEPAAR) 

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Duarte, A. P. P., & Frison, L. B. (2012). ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 110–125. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218