LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana

Resumo

Este texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, Graduada em Letras e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Letras.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Franco, S. A. P. (2012). LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 391–409. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230