Educação, Turismo e Hotelaria: narrativas dos egressos do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão sobre Formação e Mercado de Trabalho / Education, Tourism and Hospitality: Hotel Management training and job market as reported by the Federal University of Maranhão graduates

Jonilson Costa Correia

Resumo


Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as percepções dos egressos do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão sobre a sua formação e o mercado de trabalho a partir de narrativas. A coleta e análise dos dados foram feitas a partir do modelo qualitativo e teve como técnica a entrevista, a fim de capturar as suas experiências, subjetividades, as emoções, os sonhos e as expectativas e, também, as contradições do contexto no qual estão inseridos a partir de suas narrativas orais. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os egressos do Curso de Hotelaria da UFMA, bacharelado. Ao longo das narrativas,  percebemos fragilidades, contradições e, principalmente, lacunas que precisam ser preenchidas, espaços que necessitam ser revisitados pelos professores, alunos e pela escola de hotelaria e turismo da UFMA nos seus diversos projetos de extensão, pesquisa e durante as atividades de sala de aula.

Palavras-chave: Educação. Mercado de Trabalho. Hotelaria. Maranhão. UFMA.

Abstract: The objective of this study was to analyze the reported perceptions of Hotel Management graduates from the Federal University of Maranhão (UFMA) on their training and the job market. The data were collected and analyzed by using the qualitative model, and the interview technique was used to capture their experiences, subjectivities, emotions, dreams and expectations, as well as the contradictions of the context in which they are inserted based on their oral reports. The research subjects were graduates from the UFMA Bachelor's degree in Hotel Management. Throughout the reports we perceived fragilities, contradictions and mainly gaps that need to be filled, spaces that need to be revisited by teachers, students and the hotel and tourism school of UFMA in its various outreach initiatives, research projects and classroom activities.

Keywords: Education. Job market. Hospitality. Hotel Management. Maranhão. UFMA.


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação. Mercado de Trabalho. Hotelaria. Maranhão. UFMA.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA