A CRISE DO CAPITAL E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO COMO PROVEDOR DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Adriana de Jesus Diniz Farias Universidade Federal do Pará
  • Rosangela Andrade do Nascimento Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Neoliberalismo, Políticas Educacionais.

Resumo

O presente artigo visa discutir a redefinição do papel do Estado e suas implicações na política educacional brasileira. O texto tem por objetivo analisar como a redefinição do papel do Estado nos anos de 1990 impactou na provisão das políticas educacionais e observar suas principais consequências para a educação brasileira. A análise centra-se na revisão de estudos de autores que pesquisam acerca dos efeitos do neoliberalismo na educação. Conclui-se que as políticas públicas educacionais adotadas pelo Estado estão voltadas para a lógica do neoliberalismo com a racionalização de recursos, entre outros fatores.

Biografia do Autor

Adriana de Jesus Diniz Farias, Universidade Federal do Pará

Pedagoga, mestranda em Educação (UFPA), professora na SEMEC/Belém

Rosangela Andrade do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Pedagoga e técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação. Pós-graduanda em Gestão e Docência no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Farias, A. de J. D., & do Nascimento, R. A. (2012). A CRISE DO CAPITAL E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO COMO PROVEDOR DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 225–239. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/241