Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks

Autores

  • Lidiane de Fátima de Oliveira Souza Centro Universitário de Volta Redonda
  • Carlos Alberto Sanches Pereira

Palavras-chave:

Embriologia Humana, Ensino, Livro didático

Resumo

Resumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.

Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didático

Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.

Keywords: Human embryology, Teaching, Textbook

Biografia do Autor

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, Centro Universitário de Volta Redonda

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2010).

Atualmente é técnico de laboratório do Centro Universitário Geraldo Di Biase, atuando nos laboratórios de saúde dos Cursos de Biomedicina, Nutrição e Educação Física, sendo estes: Anatomia, Análises Clínicas, Microscopia, Microbiologia, Bioquímica, Química, Esterilização, Parasitologia.

Atua em projetos de iniciação científica nos temas da área da saúde e meio ambiente.

Registro no CRBio: 78.449-02.

 

Carlos Alberto Sanches Pereira

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado e Licenciatura. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e da Saúde. Estuda também a Epidemiologia das bactérias isoladas no ambiente hospitalar, seu genes de resistência, a relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico

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Publicado

2020-02-02

Como Citar

Souza, L. de F. de O., & Pereira, C. A. S. (2020). Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(24), 264. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252