Desinteresse dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio pela profissão de professor na cidade de Patos de Minas (MG) / 3rd-year high school students’ lack of interest in the teaching career in the Minas Gerais City of Patos de Minas

Saulo Gonçalaves Pereira, Roseline Martins Sabião, Lorrane Priscila de Castro, Unilson Gomes Soares

Resumo


Resumo: Objetivou-se fazer um estudo quali-quantitativo através de questionário com fins de buscar entender os motivos do atual desinteresse dos estudantes do ensino médio por cursos da carreira docente. Foram aplicados webquestionários a 185 voluntários devidamente autorizados que estivessem matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas da cidade de Patos de Minas – MG. O estudo consta de aprovação em comitê de ética CAAE 73283517.6.0000.8078. Compreende-se que existe um desinteresse significativo pelos cursos da licenciatura, sendo os motivos variados, dentre eles a falta de respeito aos professores por parte do governo, discentes e sociedade em geral.

Palavras-chave: Licenciatura. Ensino médio. Pedagogia. Vestibular.

Abstract: The aim of this study was to conduct a qualitative and quantitative study through a questionnaire in order to understand the reasons for high school students’ current lack of interest in teaching degree programs. Webquestionaries were distributed to 185 duly authorized volunteers who were enrolled in the 3rd high school year at schools in the Minas Gerais city of Patos de Minas. The study was approved in ethics committee report # CAAE 73283517.6.0000.8078. It is understood that there is a significant lack of interest in the undergraduate teaching degree programs and the reasons are varied, among which is the disrespect for teachers showed by the government, students and society in general.

Keywords: Undergraduate teaching degree programs. High school. Pedagogy. College entrance examination.


Palavras-chave


licenciatura, ensino médio, pedagogia, vestibular

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA