FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS RURAIS: O CURSO NORMAL RURAL DE CANTAGALO (1952-1962)

Autores

  • Luiz Fernando Conde Sangenis Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Faculdade de Formação de Professores
  • Marcela Loivos Considera UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

, formação de professores, ruralismo pedagógico, curso normal rural, história da educação fluminense

Resumo

O Curso Normal Rural de Cantagalo, único no gênero, em todo o estado do Rio de Janeiro, foi criado em 1952, durante o governo de Ernani do Amaral Peixoto. Teve uma vida breve, funcionando uma década, sendo extinto em 1962. Seu principal objetivo era o de formar regentes para atuar em escolas rurais, no interior fluminense. Tratando-se de escola experimental, foi criada sob o influxo do chamado “ruralismo pedagógico”, na defesa da urgência da “ressurreição agrícola”, no Brasil, com o duplo intento de levar, via educação, uma modernidade pretensamente adequada ao campo, bem como fixar a população do interior à terra. Depoimentos de ex-alunas e ex-educadores da instituição revelam que as egressas não conseguiam aplicar o que aprendiam, e que nem a mentalidade dos dirigentes escolares e da comunidade da época permitiam as tão comentadas inovações pedagógicas. Investigamos as questões que remetem a uma determinada assimetria ou descontextualização entre a formação que recebiam as professoras do Curso Normal Rural de Cantagalo e o arcaísmo que vigorava na rede de ensino primária, nas mentalidades e na infraestrutura da ambiência escolar. Em outras palavras, a triangulação entre Estado (formulação de políticas públicas de formação do magistério para o campo), Escola (plano pedagógico forjado no ruralismo) e Comunidade (que almeja a inserção de seus filhos no contexto urbano) revela os vértices de mentalidades e de projetos conflitantes.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Conde Sangenis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Faculdade de Formação de Professores

Luiz Fernando Conde Sangenis é fluminense, nascido em Niterói (RJ), em 24 de outubro de 1964. É Bacharel em Filosofia, completando seus estudos na antiga Escola Teológica do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Licenciou-se em Filosofia pela UERJ e em Pedagogia pela UFF. Mestre e Doutor em Educação pela UFF, atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Professor Auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Lecionou durante doze anos na Educação Básica e exerceu as funções de Coordenador Pedagógico e de Administrador Escolar. Exerce o magistério superior desde 2001. No mesmo ano, foi aprovado, por concurso público, para a Faculdade de Formação de Professores da UERJ, para lecionar a disciplina de Filosofia da Educação. Além das atividades docentes, na graduação e na pós-graduação (lato sensu), faz parte do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Processos Formativos e Desigualdades Sociais, integrando a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Desenvolve atividades de pesquisa e de extensão, associadas ao Grupo de Pesquisa Vozes da Educação. Coordena vários projetos de pesquisa: Disciplina e Castigos Corporais nas Escolas do Rio de Janeiro - 1854-1932, com apoio da FAPERJ e do CNPq, História e Memória do Franciscanismo no Brasil - Reedição da Obra de Frei Jaboatão - Novo Orbe Seráfico Brasílico, e Identidade e Memória Fluminense.

Marcela Loivos Considera, UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro

Licenciei-me em História, pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD/Nova Friburgo-RJ), em 2006. Atuo também há 8 anos na educação básica, no princípio, lecionando as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa, e no presente ano letivo (2009) exclusivamente trabalhando com História, em escolas privadas. A partir do ano letivo de 2007, tornei-me docente cooperada no Colégio Euclides da Cunha, em Cantagalo, com turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, lecionando História. Desde 2010, atuo como tutora presencial no pólo CEDERJ / Santa Maria Madalena. Dedico-me a pesquisas na área de História, desde a graduação, com ênfase em História do Brasil e História Regional. Entre os anos de 2007 e 2008, cursei a Pós-Graduação Lato Sensu em História do Brasil da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), tendo defendido o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) intitulado A igualdade na diferença: a Escola Normal Rural de Cantagalo, orientado pela Professora Doutora Raquel Soihet. Além disto, conclui o Mestrado na Área de Educação - Linha de pesquisa (Processos Formativos e Desigualdades Sociais), tendo como título: Que sejam as mães da pátria histórias e memórias do Curso Normal Rural de Cantagalo, sendo orientada pelo Professor Doutor Luiz Fernando Conde Sangenis.

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Sangenis, L. F. C., & Considera, M. L. (2013). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS RURAIS: O CURSO NORMAL RURAL DE CANTAGALO (1952-1962). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 63–87. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/293