EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: MARCO LEGAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO

Autores

  • Vandré Gomes da Silva Universidade Católica de Santos
  • Roberta Guimarães Peres Núcleo de Estudo de População - UNICAMP

Palavras-chave:

Política Pública, Planejamento e Gestão, Educação Integral

Resumo

Este artigo tem, como principal objetivo, discutir o sentido atual das políticas de educação integral no Brasil. Para tanto, retoma-se o debate dos avanços proporcionados pela Constituição Federal de 1988 e de que modo esses avanços se traduziram em ferramentas de gestão e planejamento e de que maneira foram modificados os programas e políticas sociais voltadas para a Educação. Discutem-se ainda dois fatores fundamentais – e recentes - para o debate sobre a educação integral no país: a questão da descentralização da gestão entre diferentes esferas de governo e os seus efeitos para políticas de educação, bem como as últimas transformações sofridas pela população brasileira, que modificaram profundamente sua estrutura etária, bem como a demanda por políticas sociais deste tipo.

Biografia do Autor

Vandré Gomes da Silva, Universidade Católica de Santos

Docente e Pesquisador no Porgrama de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos

Roberta Guimarães Peres, Núcleo de Estudo de População - UNICAMP

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

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Publicado

2013-02-05

Como Citar

Silva, V. G. da, & Peres, R. G. (2013). EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: MARCO LEGAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 259–278. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/299