A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES

Autores

  • Miguel Alfredo Orth Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Vida cotidiana, Interação e gestão escolar, Ensino e aprendizagem.

Resumo

Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É líder do grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (UFPEL) e pesquisador nos grupos de pesquisa Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação (UFPEL) e Formação de Professores no Mercosul/Cone Sul (UFRGS).

Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e bolsista Fapergs/Capes. Faz parte do grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (UFPEL).

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Orth, M. A., & Fruet, F. S. O. (2013). A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 125–144. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309