Descentralização do Estado e Pacto Federativo

Autores

  • José Roberto Rus Perez

Palavras-chave:

política educacional, federalismo, descentralização, reforma educacional

Resumo

Ao analisar o processo de reforma educacional, enfatizando a natureza federativa do sistema político brasileiro, o texto detem-se na compreensão da articulação das três esferas governamentais na provisão dos serviços educacionais e apresenta o caso norte-americano a título de comparação para uma melhor compreensão de como se deu a articulação dos diferentes níveis em país federado.

A separação entre os sistemas escolares estaduais e municipais é uma questão profundamente institucionalizada que tem levado a uma duplicação de serviços administrativos, à inexistência de um planejamento local e a uma ausência de garantia de serviços educacionais de qualidade para a população. O centro de discussão localiza-se na distribuição dos poderes, responsabilidade e recursos entre os níveis de governo; sendo permanente o embate entre os governos federal, estaduais e municipais por mais recursos.

Downloads

Publicado

2011-09-15

Como Citar

Perez, J. R. R. (2011). Descentralização do Estado e Pacto Federativo. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(01), 21–30. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/39