Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Vivian Andreatta Los FURB Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Elisiane Souza Saiber Lopes FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
  • Rita Buzzi Rausch FURB - FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação.
  • Edson Schroeder FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC. Professor de Mestrado em Educação

Palavras-chave:

Perspectiva histórico-cultural, Imaginação na Infância, Criatividade.

Resumo

 

O artigo aborda os conceitos de Criatividade e Imaginação na Infância, na perspectiva de Vygotski, retratando como esses conceitos se constituem na formação humana, e de que maneira contribuem para a criação dos desenhos na infância. O principal objetivo foi compreender o processo de imaginação e criatividade na construção de desenhos produzidos a partir da leitura de imagens de obras de artes por crianças do quarto ano do ensino fundamental à luz da perspectiva histórico-cultural. Realizamos a prática pedagógica, propondo uma atividade na qual as crianças deveriam criar novos desenhos, utilizando como base fragmentos de três obras analisadas por eles.  Para a análise das produções artísticas das crianças, foram lançadas categorias a priori. Percebemos, por meio da prática realizada, que a criatividade surge posteriormente à imaginação, e esta é resultante das experiências vivenciadas no meio social. A imitação é caminho para a criatividade, pois a criança parte daquilo que conhece, para então criar algo novo, fantasioso e imaginário. Na educação é importante que se proporcione práticas pedagógicas envolvendo o contexto histórico-cultural e meios para que a criança se reconheça neste processo de aprendizado, partindo de conceitos já internalizados, pois, quanto maior for o número de experiências significativas para criança, maior será o seu desenvolvimento imaginativo e criativo.

Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Imaginação na Infância. Criatividade.

 

IMAGINATION AND CREATIVITY PROCESSES IN BUILDING THE CHILDHOOD DRAWINGS IN VIEW OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE

 

Abstract: The article discusses the concepts of Creativity and Imagination during Childhood from the perspective of Vygotsky, portraying how these concepts are constituted in human development and how they contribute to the creation of drawings during childhood. Our main goal was to understand the process of creativity and imagination in the construction of drawings produced from interpreting works of art by children in the fourth grade of elementary school, in light of the historical-cultural perspective. We conducted the pedagogical practice, proposing an activity in which the children should create new drawings using fragments of three works of art analyzed by them. For the analysis of the works of art by the children, a priori categories were established. We noticed, by means of the practice conducted, that creativity emerges after imagination, and the latter is a result of experiences lived within the social environment. Imitation is the path to creativity, for the child starts from what it knows to then create something new, fanciful and imaginative. In education it is important to provide pedagogical practices involving the historical-cultural context and means so that the children can recognize themselves within this learning process, starting with concepts that have already been internalized, for the greater the number of significant experiences for the child, the greater will his/her imaginative and creative development be.

Keywords: Historical and cultural perspective; childhood imagination; creativity

 

 

Biografia do Autor

Vivian Andreatta Los, FURB Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, na linha de pesquisa Processos de Ensinar e de Aprender - PPGE/ME, com conclusão prevista para agosto de 2015, Pós Graduada em Educaçao Profissional Integrada a Educaçao Básica na Modalidade de Educaçao de Jovens e Adultos - PROEJA, pelo Instituto Federal de Educaçao, Ciencia e Tecnologia de Santa Catarina IF-SC - Brasil (2010). Graduada em Designer de Moda pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Indaial, Brasil (2005). Sua atuaçao profissional tem ênfase nas áreas de Criação, Desenvolvimento de Produtos, Modelagem Industrial, Desenvolvimento de Desenhos para Estamparia Localizada e Estamparia Rotativa, Produçao de Catálogos de Moda e de Fotografias publicitárias. Atualmente é professora do Curso Técnico em Produçao e Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC - Jaraguá do Sul - Brasil. Leciona as unidades curriculares de Desenho de Observação, Desenho Técnico do Vestuário, Projeto de Coleção - TCC, História da Indumentária e História da Arte e Design, desenvolve projeto de extensão na area de desenvolvimento de produtos, e participa e orienta projetos integradores que beneficiam a comunidade interna e externa através do Curso Técnico onde leciona.

Elisiane Souza Saiber Lopes, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Mestranda em Educação pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (2014), Especialização em Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI (2011), Especialização em O Ensino da Arte: Fundamentos Estético e Metodológicos pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (2007),Graduação em Pedagogia pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (2000) e Graduação em Educação Artística pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (1997)

Rita Buzzi Rausch, FURB - FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação.

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Cursei especialização em Alfabetização na UNIVALI, mestrado em Educação na FURB e doutorado em Educação na UNICAMP na área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Atuei como professora alfabetizadora e supervisora escolar na Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Blumenau. Atualmente sou docente e pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação no qual integro a Linha de Pesquisa: Processos de ensinar e aprender e lidero o Grupo de Pesquisa "Formação e atuação docente". Assumi a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras para o período de 2014-2018. Coordeno também o Programa de Iniciação à docência - (PIBID/CAPES) na subárea Pedagogia: Alfabetização e Letramento. Meus principais estudos e pesquisas voltam-se à formação inicial e continuada de professores e aos saberes docentes.

Edson Schroeder, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC. Professor de Mestrado em Educação

Possui mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor pesquisador do quadro - concursado da Fundação Universidade Regional de Blumenau. , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, aprendizagem, ensino, educação em ciências e educação, teoria histórico-cultural do desenvolvimento. Professor nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia. Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM).

Downloads

Publicado

2015-07-25

Como Citar

Los, V. A., Saiber Lopes, E. S., Rausch, R. B., & Schroeder, E. (2015). Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 219–224. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398

Edição

Seção

EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS