A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas

Autores

  • Ada Augusta Celestino Bezerra Universidade Tiradentes - Unit
  • Laudelino Luiz Castro Tanajura Universidade Tiradentes – UNIT

Palavras-chave:

Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion

Resumo

Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade.

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação.

 

 

THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES

 

Abstract:  This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality.

Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation.

 

Biografia do Autor

Ada Augusta Celestino Bezerra, Universidade Tiradentes - Unit

Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Coordenadora Institucional do Projeto A Transdisciplinaridade como Alternativa Teórico-metodológica para a Efetividade da Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos no Semiárido Sergipano/2011–2012 (TRANSEJA1/OBEDUC/Unit/CAPES/Inep). Coordenadora Institucional do Projeto OBEDUC: TRANSDISCIPLINARIDADE NA LITERACIA E NUMERACIA DE JOVENS E ADULTOS DO SEMIÁRIDO SERGIPANO/2013–2016 (TRANSEJA2/OBEDUC/Unit/CAPES/Inep). E-mail: adaaugustaeduc@gmail.com

Laudelino Luiz Castro Tanajura, Universidade Tiradentes – UNIT

Mestrando em Educação CAPES/PROSUP/PPDE/Unit/SE; Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior NPEX/FSLF/SE; Professor contratado do Instituto Federal de Sergipe – IFS. Membro do Grupo de Pesquisa

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Celestino Bezerra, A. A., & Tanajura, L. L. C. (2015). A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 10–23. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408