Intervenção pedagógica com adolescentes do ensino médio sobre doenças sexualmente transmissíveis

Autores

  • Renan Antônio Silva UNESP/RIO CLARO
  • Silvia Marina Anaruma UNESP/RIO CLARO

Palavras-chave:

JUVENTUDE, DSTs, formação, sala de aula, sexualidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das DST nas escolas de ensino médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro – SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema.  Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação?) sobre os sintomas das DST. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados, foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção, verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste), o que demonstra que a mesma tenha sido eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou seu objetivo de esclarecer os alunos sobre o tema, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que, embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada. 

Palavras-chave: Adolescência. DST. Educação e saúde. Educação sexual. Ensino médio.

 

Educational intervention with high schoolers about sexually transmitted diseases

 Abstract: The aim of this study was to contribute to the teaching of STDs in high schools. The study was based on the research about the STD knowledge of 61 students in two schools from the city of Rio Claro – SP (a state-run school and a private one). A questionnaire (pre-test) and an interview with two biology teachers, one from each school, were used for such purpose. The results indicated that, in general, students in private schools knew more about the subject. The public school students showed more difficulty with the knowledge of STD symptoms. In both schools the knowledge of the subject proved generic and superficial. The biology teachers state that they teach the content, and the teaching material contains sexuality and STD themes. Once these results were obtained, an intervention with students was developed by using a methodology including group dynamics and dialogue lectures. After the intervention, there was an increase in the percentage of the students’ correct answers in both schools (post-test), which shows that it has been effective. We conclude that this paper has achieved its goal to enlighten students on the topic, but schools fail to have a better dialogue with students to better plan such content, as expected learning is not being achieved although teaching is provided.

Keywords: Adolescents, STDs, education and health, sex education, high school.

 

Biografia do Autor

Silvia Marina Anaruma, UNESP/RIO CLARO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Downloads

Publicado

2016-09-18

Como Citar

Silva, R. A., & Anaruma, S. M. (2016). Intervenção pedagógica com adolescentes do ensino médio sobre doenças sexualmente transmissíveis. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 240–258. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/410