Método de pesquisa-ação com maior comprometimento

Autores

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa, método, comprometimento, educação, valores

Resumo

 

Este artigo focaliza um novo método para pesquisadores em educação e o objetivo é apresentar um desenho de Pesquisa Ação que interessa a educadores. Depois de anos de prática em pesquisa qualitativa educacional, oferecemos um método que dá compreensão mais profunda de fatores do contexto e pessoas e que pode contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Coordenamos pesquisas educacionais com este método e consideramos que oportuniza a clarificação de objetivos e aquisição de resultados concernentes às metas educacionais.  Esse método é a Pesquisa Ação com maior comprometimento, intitulado Método Sucupira-Lins. O pesquisador deve ser mais comprometido com os estudantes em pesquisas educacionais porque trabalha de acordo com valores que são básicos para o desenvolvimento humano. Este método chama a atenção de pesquisadores interessados no desenvolvimento do estudante de modo a lhe permitir se aperfeiçoar como pessoa. Durante o processo da pesquisa, não somente observamos o comportamento dos estudantes, mas o pesquisador age atentamente para mostrar o que está correto ou não. Resultados de experiência com este método mostram que é possível e necessário em pesquisas educacionais que o pesquisador partilhe valores com os estudantes e trabalhe com este objetivo. Este método fornece um excelente relacionamento entre pesquisadores e estudantes que ajuda na obtenção das metas educacionais. Em conclusão, este método preenche as necessidades da metodologia de pesquisa.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa. Metodologia. Comprometimento. Educação. Valores.

 

 

ACTION RESEARCH METHOD WITH GREATER COMMITMENT

 

Abstract: This article focuses on a new method for researchers in education and the goal is to present a Study-Action design that interests educators. After years of practice in educational qualitative research, we offer a method that provides a deeper understanding of context and people factors and that may contribute to the development of children and teenagers. We have coordinated educational studies with this method and feel that it gives opportunity to clarify objectives and the acquisition of results concerning the educational goals.  This is the Study-Action method with greater commitment called Sucupira-Lins Method. The researcher must be more committed with the students in educational studies because he/she works with values that are deemed as basic for human development. This method draws attention of researchers interested in the development of the students so as to allow him/her to improve as a person. During the process of the research, we not only observed students’ behavior, but the researcher works carefully to show what is correct or not. Results from experiments with this method show that it is possible and necessary, in educational studies, that the researcher share values with the students and work with this goal. This method provides an excellent relationship between researchers and students that help in obtaining the educational goals. In conclusion, this method fulfills the research methodology needs.

Keywords: Qualitative Research; Methodology; Commitment; Education; Values

 

 

Biografia do Autor

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação PUC-Rio

Doutorado em Filosofia da Educação Brasileira - UFRJ

Pos-doutoramento em Filosofia da Educação - Ética e Moral - Association for Moral Education

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Lins, M. J. S. da C. (2015). Método de pesquisa-ação com maior comprometimento. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 52–74. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/495