Políticas Educacionais: Aproximações entre Ensino Médio, EJA e Educação Profissional

Autores

  • Simone Gonçalves da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Cinara Martins Martins Farina Allemand Universidade Federal de Pelotas
  • Antonio Cardoso Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Maria de Fátima Cóssio Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação básica. Discussões recorrentes

Resumo

O artigo objetiva analisar as tendências, as especificidades e as convergências nas pesquisas em políticas educacionais, especificamente com relação às possíveis aproximações e articulações sobre o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise os artigos apresentados sobre os referidos subtemas na modalidade de comunicação oral do eixo temático “Políticas da educação básica”, no II seminário da ANPAE – região sul, realizado em novembro de 2012. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa teórica e para a análise dos trabalhos foram construídas categorias, considerando as principais recorrências. A reflexão apresentada ressalta a importância dos debates e a contribuição para o campo de estudos das políticas educacionais.

 

Educational Policies: Approaches between High school, Adult and youth Education, and Professional Education

 

Abstract: This article aims to analyze trends, specificities and convergences in research projects on educational policies, specifically concerning possible approaches and relations with High School, Adult and Youth Education, and Professional Education. In this sense, the articles orally presented on these subtopics under the "Basic Education Policies" topic in the 2nd ANPAE seminar (Southern region) held in November 2012, are used as a source of analysis. Theoretical research was used as the methodology and categories considering the main recurrences were created for paper analysis. The reflection presented highlights the importance of the discussions and their contribution to the studies on educational policies.

Keywords: Educational policies. Basic education. Recurring discussions.

Biografia do Autor

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre Educação - PPGE - pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Faz parte do  Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPel. 

Cinara Martins Martins Farina Allemand, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Políticas Sociais, do Programa em Políticas Sociais daUniversidade Católica de Pelotas, UCPEL, possui graduação em Psicologia - Licenciatura pela Universidade Católica dePelotas (2000) e graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pelotas (2000). Atua como professora dePsicologia do Trabalho, Relações Humanas e Ética no ensino profissional de nível técnico, da Escola Técnica EstadualJoão XXIII e como Psicóloga Clínica em consultório particular. 

Antonio Cardoso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Administração é Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Educação e Doutorando em Educação. É professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Desempenha a função de  Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Sendo também Coordenador Geral da Rede e-Tec Brasil no IFSul. É membro do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL e membro do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GPE@D

Maria de Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Pedagogia, Especialista em Alfabetização, Mestre e Doutora em Educação na linha de Gestão e Políticas de Educação pela UFRGS. Professora adjunta IV da Faculdade de Educação/UFPEL, atuando na Graduação e na Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado - PPGE). Orienta Mestrado e Doutorado, na linha de Currículo, Profissionalização e Trabalho docente. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPE. É Vice-Presidente da Região Sul ( RS-PR-SC) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação -ANPAE.

Downloads

Publicado

2016-09-18

Como Citar

da Silva, S. G., Martins Farina Allemand, C. M., Oliveira, A. C., & Cóssio, M. de F. (2016). Políticas Educacionais: Aproximações entre Ensino Médio, EJA e Educação Profissional. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 9–24. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/531