A Formação de Professores do1º Ciclo do Ensino Fundamental e os Contributos do Projeto Currricular Integrado:esboço de uma parceria Brasil-Portugal

Autores

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Carlos Manuel Ribeiro da Silva Universidade do Minho

Palavras-chave:

Projeto Curricular Integrado, Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho analisa as contribuições do Projeto Curricular Integrado (PCI) na formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir de experiências desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Fundamentados nos pressupostos do currículo como projeto integrado, e no PCI como metodologia, construímos este estudo a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da análise documental e de grupos focais para recolha de informações. Ponderando as especificidades dos contextos, em termos de formação, em Portugal o trabalho com o PCI está incorporado em uma unidade curricular e, no Brasil, está alocado em iniciativas do programa de iniciação à docência. Enquanto contribuição para a formação, os acadêmicos dos dois países indicam que o trabalho com o PCI permite: avançar na compreensão do currículo; ratificar a categoria ‘professor pesquisador’ como imprescindível na docência; suscitar a experiência do trabalho colaborativo; reconfigurar as ações pedagógicas na perspectiva de ‘atividades integradoras’. Assim, afirmamos que possibilitar ao futuro professor a experiência com o PCI é investir na melhoria do processo formativo, uma vez que o mesmo favorece a construção de competências profissionais necessárias às exigências do contexto escolar; o entendimento da relevância e significatividade dos processos de aprendizagem; a articulação da formação com os contextos de trabalho, conferindo sentido e relevância ao processo de formação profissional.

Palavras-chave: Projeto Curricular Integrado. Desenvolvimento Curricular. Formação de Professores.

Biografia do Autor

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Educação: Currículo; Professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição.

Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Universidade do Minho

Doutor em Estudos da Criança, Área de Conhecimento de Currículo e Supervisão em Educação Básica; Professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal).

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Felício, H. M. dos S., & Silva, C. M. R. da. (2016). A Formação de Professores do1º Ciclo do Ensino Fundamental e os Contributos do Projeto Currricular Integrado:esboço de uma parceria Brasil-Portugal. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 309–331. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/550