A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA

Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa, Eliana Marques Zanata, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Resumo


A inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas.

 

 

 

 

Early childhood education focused on the inclusion of ASD students 

 School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.

Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices.

 


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Transtorno do Espetro Autista; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas Inclusivas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA