A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA

Autores

  • Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" - Bauru
  • Eliana Marques Zanata UNESP - BAURU Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" - Bauru

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espetro Autista, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas Inclusivas.

Resumo

A inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas.

 

 

 

 

Early childhood education focused on the inclusion of ASD students 

 School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.

Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices.

 

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" - Bauru

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Júlio de Mesquita Filho; (2006), realizou a Complementação de Estudos em Gestão Educacional (2010) pela mesma instituição; possui especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2011). É mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru. É efetiva na Prefeitura Municipal de Bauru no cargo de Especialista em Educação - professora de Educação Infantil. Participa do grupo de estudos: "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação" (UNESP-Bauru). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, educação Inclusiva, gestão democrática.

Eliana Marques Zanata, UNESP - BAURU Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Mestrado em Educação Para Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professora em regime de RDIDP na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atua na área da pesquisa e da extensão universitária, principalmente nos seguintes temas: Inclusão, Educação Inclusiva, Deficiências, Projeto Pedagógico e Políticas Publicas para a Educação Especial e Inclusiva, nas quais Orienta projetos de Pesquisa. É lider do grupo de estudos e pesquisas;A inclusão da pessoa com deficiência e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" - Bauru

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e membro do Observatório Nacional de Educação Especial, ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenadora do Curso de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Costa, F. A. de S. C., Zanata, E. M., & Capellini, V. L. M. F. (2018). A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 294–313. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592