RISCOS, RABISCO E RASCUNHOS: ANALISANDO DESENHOS DE CRIANÇAS E IDOSAS

Autores

  • Eva Lacerda Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Arte. Educação. Estereótipo. Infância.

Resumo

Nessa Artigo, temos por objetivo discutir sobre o uso de estereótipos em produções de desenho e investigar a recorrência destes nas representações artísticas feitas por crianças e idosas. Para este fim, elaboramos uma pesquisa documental, com delineamento bibliográfico. O problema que orientou essa pesquisa foi: quais as características que acompanham os desenhos dos/as alunos/as da Educação Básica e dos/as idosas? Para responder essa pergunta, analisamos desenhos decorrentes das intervenções pedagógicas das disciplinas de Estágio Curricular. Em nossas considerações finais, inferimos que os desenhos estereotipados encontrados no espaço escolar limitam a criação infantil e reverberam concepções equivocadas sobre a técnica.

Biografia do Autor

Eva Lacerda, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais Universidade Estadual de Maringá (2015); e é Mestrada (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma IES. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Ensino de Arte, Estudos Culturais e Cultura africana.

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Estudos Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Visualidades.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, estudos culturais

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Lacerda, E., Baliscei, J. P., & Teruya, T. K. (2018). RISCOS, RABISCO E RASCUNHOS: ANALISANDO DESENHOS DE CRIANÇAS E IDOSAS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 289–247. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/593