CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO E DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM PARA A PRÁTICA DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Talita Adão Perini de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4507-1956

Palavras-chave:

Linguagem, ética, intervenção, experiência

Resumo

Esse artigo analisa as contribuições da Filosofia da Linguagem e do Pragmatismo em relação ao desenvolvimento da Ética na prática escolar. Partimos da hipótese de que é possível encontrar semelhanças entre as duas teorias. O objetivo desse artigo é oferecer aos educadores novas perspectivas de reflexão sobre teorias filosóficas, ética e educação. Selecionamos o Pragmatismo de John Dewey (1859-1952) e a Filosofia da Linguagem de Richard Hare (1919-2002) para a compreensão da Ética e da Educação. Destacamos as contribuições destas duas filosofias que, apesar de distintas, encontram pontos em comum no Método Sucupira Lins de pesquisa com maior comprometimento na perspectiva Ética. Destacamos as ideias principais que sustentam as duas teorias e analisamos suas possibilidades educacionais tendo como referência os pontos básicos da fundamentação do referido método. Compreendemos que a observação comprometida do pesquisador no Método Sucupira Lins valoriza a experiência vivida pelo educando, que é central no pensamento de John Dewey. A intervenção do pesquisador, ideia central do Método Sucupira Lins se encontra no prescritivismo proposto pelo filósofo Richard Hare. Podemos afirmar que embora com pontos de vista diferentes, os dois pensamentos encontram no Método Sucupira Lins um ponto em comum: a premissa da autoridade do professor com respeito à experiência do aluno e seu papel no ensino de ética para a formação integral do educando.  

Biografia do Autor

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação, Professora Associada do pelo programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Talita Adão Perini de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.


Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Lins, M. J. S. da C., & Oliveira, T. A. P. de. (2018). CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO E DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM PARA A PRÁTICA DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 40–56. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/615