COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Evelline Soares Correia Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

História e Historiografia, Educação, Colégio de Aplicação Pedagógica.

Resumo

Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.

Biografia do Autor

Evelline Soares Correia, Universidade Estadual de Maringá

Evelline Soares Correia é Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Português e Literaturas e Especialização em Psicopedagogia, Mestre em Educação na linha de História e Historiografia da Educação pela UEM. Doutoranda na linha de História e Historiografia da Educação pela UEM. Atualmente é assessora pedagógica na Faculdade Alvorada, em Maringá/PR e assessora pedagógica no Programa A União Faz a Vida/Maringá.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Soares Correia, E. (2018). COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 116–129. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619