Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil

Autores

  • Laeda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Idelia Manassés Barros Silva Faculdade Guararapes (FG),

Resumo

Este artigo aborda as relações entre identidade profissional e representações sociais do ser professora de Educação Infantil. Adotamos os construtos teóricos representações sociais e identidade. Participaram da investigação 17 professoras de instituições municipais e privadas do Jaboatão dos Guararapes-PE. Como procedimentos, utilizamos narrativas escritas. A técnica de análise de conteúdo guiou a organização e discussão do material recolhido. Os resultados confirmaram que a identidade profissional docente da professora de Educação Infantil é construída no processo formativo, prática profissional e articula-se aos sentimentos e representações sociais para com a profissão.

Palavras-chave: Professora. Educação Infantil. Identidade. Representações Sociais.


IDENTITY AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF BEING AN EARLY EDUCATION TEACHER

Abstract: This article discusses the relationship between professional identity and social representations of being an early education teacher. We adopt social representations and identity as our theoretical constructs. 17 teachers from municipal and private institutions in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE participated in the research project. We used written narratives as procedures and the content analysis technique for the organization and discussion of the collected material. The results confirmed that the professional identity of early education teachers is built from their training process and professional practice, and it is associated with the social representations and feelings towards their profession.

Keywords: Teacher. Early Education. Identity. Social Representations.


Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

 

Idelia Manassés Barros Silva, Faculdade Guararapes (FG),

Mestre em educação pela UFPE. Professora da Faculdade Guararapes.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Machado, L. B., & Barros Silva, I. M. (2018). Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 134–151. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622