DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: 20 anos de LDB.

Autores

  • Rubens Barbosa de Camargo Universidade de São Paulo/ Faculdade de Educação
  • Marcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo - Guarulhos
  • Marineide de Oliveira Gomes Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Educação Pública, LDB/1996.

Resumo

O texto apresenta aspectos que ainda desafiam a prática da gestão democrática na educação, após 20 anos da aprovação da LDB/96. Trata-se de estudo teórico que envolve dimensões legais e práticas. Discute-se os princípios que regeram a aprovação desse preceito legal e apresenta reflexões sobre como o princípio de gestão democrática tem sido ressignificado. Assinala as dificuldades presentes para a consolidação da gestão democrática, justificada pelas características da sociedade brasileira que se mantém desigual e complexa, dificultando a consolidação de uma cultura de direitos eparticipação.

Biografia do Autor

Rubens Barbosa de Camargo, Universidade de São Paulo/ Faculdade de Educação

professor da Faculdade de Educação - USP.

Marcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo - Guarulhos

professora do Depto de Educação e do PPGE da Unifesp - campus Guarulhos

Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Santos

Profa. assistente da Universidade Católica de Santos e professora colaboradora (voluntária) do PPGE da Unifesp - Guarulhos.

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

Camargo, R. B. de, Jacomini, M. A., & Gomes, M. de O. (2017). DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: 20 anos de LDB. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 380–393. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/626