Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária

Autores

  • Geovana Ferreira Melo Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

monitoria, docência universitária, formação continuada.

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões teóricas, fundamentadas em análise documental e na literatura específica a respeito da monitoria como possibilidade de se constituir em atividade formativa preparatória para a docência universitária. O estudo ressalta a monitoria como projeto formativo para o ingresso na profissão docente pautado pela elaboração de saberes profissionais. Por meio da análise nas bases legais referentes ao tema e na experiência desenvolvida da Universidade Federal de Uberlândia, considera-se que, cada vez mais, o cenário universitário apresenta a necessidade de fortalecimento de programas como a monitoria, que tem como peculiaridade o fato de que o docente ao mesmo tempo em que forma o estudante, poderá estar se desenvolvendo profissionalmente, por meio da troca de experiências, das reflexões conjuntas e da cooperação mútua entre professor-monitor. No entanto, ainda existem muitos percalços nesse caminho a ser trilhado pelos programas de monitoria, principalmente, no que se refere à necessária formação continuada dos professores orientadores.

Biografia do Autor

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (gestão 2012-2016). Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidiu a Comissão Especial de Assessoramento para a Educação das Relações Étnico-Raciais na UFU. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da UFU (gestão 2010-2012). Coordenou o Programa PROSSIGA - Programa de Combate à retenção e evasão da UFU (2015-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica e superior, educação escolar, processos de formação, estágio supervisionado e profissionais da educação. As pesquisas mais recentes são no campo da Formação de Professores para a Educação Básica e Superior. Membro integrante da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Membro da Red de inducción a la docencia / Rede inserçao no ensino Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante, coordenada por Carlos Marcelo. Universidad de Sevilla - Espanha. Líder do GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior - PPGED/FACED/UFU.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Melo, G. F. (2018). Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 57–71. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663