A BUSCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Ada Augusta Celestino Bezerra, Carla Eugênia Nunes Brito, Tiago Santana de Menezes

Resumo


A educação inclusiva é uma política implantada a partir de 2003, em constante discussão no país, resultante de um movimento internacional pela inclusão para fazer frente às condições sociais, de saúde, educação e economia hegemônicas nos últimos anos, que desencadearam essa consciência. Este trabalho traz reflexões sobre os processos de ensino e de aprendizagem de crianças no Brasil, em turmas inclusivas, fazendo uma breve retomada da educação tradicional, passando pela Escola Nova e chegando às concepções fundantes do pensamento de Paulo Freire. O artigo trata, ainda, das mudanças ocorridas após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), no que se refere às perspectivas na Educação Especial e da Educação Inclusiva. Inspira-se na concepção dialética da história, desenvolvendo a metodologia da pesquisa bibliográfica, seguida de um relato docente atual em busca de caminhos da inclusão efetiva.

Palavras-chave: História da Educação. Educação Inclusiva. Lei de Diretrizes e Bases. Narrativa Docente.

 

THE SEARCH FOR INCLUSIVE EDUCATION IN BRAZIL

 Abstract: Inclusive education is a policy that has been implemented since 2003, that is in constant discussion in Brazil, and that results from an international movement for inclusion to face the hegemonic social conditions, health, education and economy in recent years, which triggered this awareness. This work aims at the teaching and learning processes of children in Brazil, in inclusive groups, by making a brief summary of traditional education and by approaching the New School and the founding conceptions of Paulo Freire's thinking. The article also deals with the changes that occurred after the promulgation of the Law on the Guidelines and Bases of National Education (Law 9394/1996), regarding the perspectives in Special Education and Inclusive Education. It draws on the dialectical conception of history and develops the methodology of bibliographic research followed by a current teacher report in search of ways of effective inclusion.

Keywords: History of Education, Inclusive Education, Law on the Guidelines and Bases of National Education, Teacher Narrative.

 

 


Palavras-chave


História da Educação, Educação Inclusiva, Lei de Diretrizes e Bases. Narrativa Docente.

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