A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • André Luís Sena Mariano Universidade Federal de Alfenas
  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Formação e Trabalho docente. Professor intelectual. Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O presente trabalho procura cotejar as relações que podem ser estabelecidas entre a Pedagogia Histórico-Crítica, criada por Dermeval Saviani, e a dimensão intelectual da formação e do trabalho docente. Para tanto, num primeiro momento, apresenta as linhas gerais do conceito de intelectual comumente adotado pelas pesquisas educacionais: o de intelectual transformador, pautado em Henry Giroux. Depois disso, procura traçar as linhas que diferenciam a Pedagogia Histórico-Crítica da abordagem hegemônica na pesquisa educacional, procurando destacar o papel central que o conhecimento escolar deve ter para a definição da dimensão intelectual do trabalho docente. 

Biografia do Autor

André Luís Sena Mariano, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas.

Emília Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. 

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Mariano, A. L. S., & Lima, E. F. de. (2018). A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 262–281. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710