O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO

Autores

  • Mere Abramowicz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP
  • Rita de Cássia M.T. Stano Universidade Federal de Itajubá
  • Yara Pires Gonçalves Centro Universitário "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente-SP

Palavras-chave:

formação docente, epistemologia e currículo em construção.

Resumo

Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente.

Biografia do Autor

Mere Abramowicz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP

Bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo: Mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Responsável pela Linha de Pesquisa: Currículo e Avaliação sendo líder do Grupo de Pesquisa: “Currículo – Questões Atuais”. Autora de inúmeros livros e artigos além de assessorias e consultorias

Rita de Cássia M.T. Stano, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Pedagogia, Mestre em Supervisão e Currículo pela PUC-SP e Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Itajubá. Coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão em Educação e Humanidades da Unifei e professora do Mestrado em Educação em Ciências. Coordenadora do Curso de Especialização a distância em Gestão Educacional. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP. Coordenadora do Centro de Educação-Unifei

Yara Pires Gonçalves, Centro Universitário "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente-SP

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Linguística. Mestre em Educação pela UNESP de Marília-SP. Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente-SP. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa "Currículo: Questões Atuais" da PUC-SP. 

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Abramowicz, M., Stano, R. de C. M., & Gonçalves, Y. P. (2018). O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 282–298. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711