A EDUCAÇÃO DRAMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCADORES

Autores

  • Carla Pires Antunes Universidade do Minho

Palavras-chave:

Educação Dramática. Professores. Formação inicial.

Resumo

As atividades de Educação Dramática convocam uma diversidade de possibilidades expressivas. Integradas no currículo de formação inicial de professores e educadores, os projetos de criação dramática, orientados para a performance, implicam, no seu processo criativo, um envolvimento grupal que deverá constituir matéria suficiente de análise e de avaliação por parte dos seus intervenientes em relação à sua própria participação e às relações interpares. O paradigma metodológico orientador do processo dramático-teatral a que nos remetemos, assenta num modelo construtivista do processo educacional. Pelo seu caráter explorativo e experimental, a aprendizagem dramático-teatral deverá ser sustentada em estratégias colaborativas entre professor e aluno, implicando, para tal, a possibilidade de tomada de decisões partilhadas, num ambiente de respeito e igualdade.

Biografia do Autor

Carla Pires Antunes, Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho na área de Educação Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física. É Doutorada em Estudos da Criança - Área de Especialização de Educação Dramática, pela Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Antunes, C. P. (2018). A EDUCAÇÃO DRAMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCADORES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 424–438. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/719