A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI

Autores

  • Ada Augusta Celestino Bezerra Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) Aracaju Sergipe Brasil http://orcid.org/0000-0001-9031-6778
  • Isabela Araujo Lima Universidade Tiradentes - SE

Palavras-chave:

Mulher, cultura escolar brasileira. Séculos XVIII a XXI, sujeitos escolares, trabalhadora.

Resumo

As discussões das obras elencadas nas referências deste artigo, alusivas à educação brasileira, levam-nos a tecer uma breve análise sobre a posição da mulher no cenário educacional brasileiro entre o século XVIII e o início do século XX, avançando em seguida para a situação da mulher neste século, quando já nos aproximamos do fechamento de suas primeiras duas décadas. Aqui ressaltamos as suas atuações, como parte dos sujeitos escolares, quais sejam professoras e alunas, diretoras de escolas, etc., inseridas em contextos históricos específicos, palcos de preconceitos, estereótipos e atrasos, mas também para as mudanças vindouras, assim como no seu cotidiano de mulher esposa, mãe, trabalhadora e amante. O estudo está ancorado em questões sociais, econômicas e políticas que têm permeado o período delimitado. A pesquisa bibliográfica tomada como aporte metodológico contempla as obras “As Reformas Pombalinas no Brasil”, de Thais Fonseca, “A mulher de posses e a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no Século XVIII”, de Vera Maria dos Santos, “O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836”, de Gilberto Luiz Alves, e “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”, de Luciano Mendes de Faria Filho, assim como as produções do Observatório de Educação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (OBEDUC/GPGFOP/PPED/UNIT/CAPES/CNPq), frutos de trabalhos teórico-empíricos. Assim, proporcionamos como contribuição acadêmica a discussão e o estudo dessa temática tão atual com o objetivo de situar a mulher e seu papel nos idos da formação da Educação Brasileira e no contexto da sociedade atual, via aprofundamento e sob o olhar da reflexão. A partir dos estudos realizados, verificamos que a mulher ainda possui um longo caminho a percorrer para a crescente valorização da sua atuação social, destacando-se o seu papel na Educação.

Palavras-chave: Mulher. Cultura escolar brasileira. Séculos XIII a XXI. Sujeitos escolares. Mulher Trabalhadora.

Biografia do Autor

Ada Augusta Celestino Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) Aracaju Sergipe Brasil

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal, 2012). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas – RJ. Pedagoga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Doutorado/Mestrado em Educação do PPED/ UNIT) e do Curso de Pedagogia da UNIT. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq). Coordenadora Institucional do Observatório de Educação da UNIT/CAPES. Integrante do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Sergipe (FORPEB) e do Fórum Estadual de Educação de Sergipe, pela ANFOPE.

Isabela Araujo Lima, Universidade Tiradentes - SE

Mestranda em Educação no PPED/UNIT - SE. 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes/ SE (2005). Possui pós-graduação em Lighting Design e Projetos Luminotécnicos pela Universidade Castelo Branco/ RJ (2009). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe/ SE (2014). Está cursando pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Guanambi / BA. Mestranda em Educação/UNIT-Universidade Tiradentes desde 2017. Participa do grupo de pesquisa GPGFOP/ UNIT- Universidade Tiradentes desde 2016.

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Publicado

2018-12-04

Como Citar

Bezerra, A. A. C., & Lima, I. A. (2018). A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 351–360. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731