A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Luiz Henrique Portela Faria Universidade Católica de Santos
  • Ana Maria Dietrich Universidade Federal do ABC
  • Vivilí Maria Silva Gomes Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Educação. Contação de História, Ensino de Ciências, Batuclagem.

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse.

Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem.

 

STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS

 

Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.

Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Portela Faria, Universidade Católica de Santos

Doutorando pela Universidade Católica de Santos. Mestre pela Universidade Federal do ABC (2016). Especialista em Antropologia Cultural pela Universidade Filadélfia (2014). Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano JMC (2013). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Católica de Santos (2008).

Ana Maria Dietrich, Universidade Federal do ABC

Professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades e de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp com o Projeto Traumas de Guerra na Contemporaneidade. Doutora em História pela USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). É coordenadora da Pós Graduação Lato sensu Educação em Direitos Humanos (EDH-UFABC) com financiamento do MEC e parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Direitos Humanos no chão da escola (UFABC, 2017), Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino e História da Ciência e da Matemática (UFABC) (Nota 4). É editora da revista Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades (B2 em Ensino) e da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural (B3 em Ensino). Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON. Coordena o Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Formação de professores, Ensino não formal, Arte e educação e contação de histórias, Gênero e ensino da ciência, II Guerra Mundial, Direita e Extrema-direita, Nazismo e Antissemitismo, Memória, Identidade e Narrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção), Memória dos Paladares, Interdisciplinaridade em Artes e Humanidades.

Vivilí Maria Silva Gomes, Universidade Federal do ABC

Doutorado em Ciências (1985), Mestrado (1982) e Bacharelado (1979) em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura (1996) em Física pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP. Especialização em Arteterapia/Terapias Expressivas (2009) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência em pesquisa na área de Física, com ênfase em Novos Materiais Semicondutores e diversas publicações tanto nacionais como internacionais, com participação em vários congressos no exterior como Estados Unidos, Cuba, Argentina, França, Hungria, Polônia, Suécia e Itália. Foi professora e pesquisadora do Instituto de Física da USP na área de semicondutores; da Universidade do Grande ABC em cursos de Graduação (Pedagogia, História, Psicologia, Administração, Propaganda e Marketing, Sistemas da Informação e Ciências da Computação) e pós-graduação em Educação Matemática e Psicopedagogia em disciplinas relacionadas a problemas de aprendizagem em Matemática. Foi também docente colaboradora no curso de Psicopedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, campus de São Bernardo do Campo, em disciplinas relacionadas ao raciocínio lógico matemático. Atua em Ensino e Pesquisa na área de Ensino de Matemática, em particular, currículo, formação de professores e distúrbios de aprendizagem em Matemática. Atualmente é Professora Adjunta no Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC da Universidade Federal do ABC.É uma das coordenadoras do subprojeto interdisciplinar do PIBID-UFABC/CAPES, tendo coordenado a área de Matemática em projeto anterior. Atua em projeto de extensão na UFABC, envolvendo Jogos Teatrais e Formação do Professor Reflexivo. Colabora com os projetos Observatório da Educação-OBEDUC/CAPES da UFABC, um deles em ensino de Álgebra e outro sobre redes colaborativas na formação de professores que ensinam Matemática.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Faria, L. H. P., Dietrich, A. M., & Gomes, V. M. S. (2018). A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 230–250. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733