Contribuições e limitações da formação inicial em Educação Física: uma revisão integrativa

Autores

  • Erika Galvão Figuerêdo Universidade Federal do Piauí
  • Maria da Glória Carvalho Moura

Palavras-chave:

educação física, formação inicial, prática docente

Resumo

O objetivo desta revisão foi investigar as contribuições e limitações da formação inicial em educação física com base em pesquisas de campo já realizadas no cenário nacional. A revisão foi realizada em cinco etapas e usou como banco de dados os periódicos da Capes. A busca se deu através dos descritores ‘educação física’ e ‘formação inicial’. Foram consultados apenas artigos científicos no idioma português e com publicação entre os anos de 2008 e 2018. O estudo destacou as contribuições das disciplinas e conteúdos, dos estágios supervisionados e dos professores que objetivavam uma formação mais humana e crítica.  As limitações da formação foram: o currículo; a reduzida carga horária e acompanhamento limitado do professor formador nos estágios e professores descomprometidos com a prática.

Palavras-chave: Educação Física. Formação Inicial. Prática docente

 

Contributions and limitations of pre-service teacher training in Physical Education: an integrative review

Abstract: The objective of this study was to investigate the contributions and limitations of pre-service teacher training in physical education based on field research conducted nationwide. The review was made in five stages and used Capes journals as a database. The search was done through descriptors "physical education" and "pre-service teacher training". Only scientific articles in Portuguese between 2008 and 2018 were consulted. The study highlighted the contributions of course units and contents, supervised internship programs and teachers who aimed at a more human and critical education. The limitations were the curriculum, the reduced number of hours, the internship teachers’ limited follow-up, and the teachers uncommitted to practice.

Key words: physical education, pre-service teacher training, teaching practice

Biografia do Autor

Erika Galvão Figuerêdo, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura em Educação Física, Mestre em Ciências e saúde, Doutoranda em educação e professora efetiva do Instituto Federal do Piauí

Maria da Glória Carvalho Moura

Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Classe de Professor Associado, Nível I da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). 

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Figuerêdo, E. G., & Moura, M. da G. C. (2019). Contribuições e limitações da formação inicial em Educação Física: uma revisão integrativa. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 544–555. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/803