A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física

Rosane Lorentz Castilhos, Felipe Barroso de Castro, Maria Cecília da Silva Camargo

Resumo


O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. 


Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachers


Abstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.

Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.


Palavras-chave


Educação Física; Formação de professores; Experiência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA