A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física

Autores

  • Rosane Lorentz Castilhos Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Barroso de Castro Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília da Silva Camargo Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de professores, Experiência.

Resumo

O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. 


Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachers


Abstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.

Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.

Biografia do Autor

Rosane Lorentz Castilhos, Universidade Federal de Santa Maria

É Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), na Linha de Pesquisa em Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos da Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar (2014) e graduada em Educação Física- Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Formação de Professores de Educação Física e suas práticas pedagógicas e Projetos de esporte e lazer e Politicas Públicas em comunidades Quilombolas e Rurais. Participante e coorientadora do Grupo de Pesquisa e Estudos do PELC/PCT/UFSM sobre a relevância do Programa nas comunidades interioranas e o Processo Formativo dos envolvidos. E integra o Grupo de Estudos em Formação Inicial e Docência Precoce de academicos de Educação Física. E no âmbito extencionista atuou como agente social de esporte e lazer no PELC da UFSM entre os anos de 2010 a 2012 e como coordenadora do PELC/PCT/UFSM durante o convenio no período de 2013 a 2014. Profissionalmente atua desde 2011 com grupos de idosos através de atividades de danças e ginásticas e em empresas com ginástica laboral.

Felipe Barroso de Castro, Universidade Federal de Santa Maria

É graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), especialista em Educação Física Escolar (2014) e mestre em Educação Física (2015) pela mesma instituição (PPGEF/CEFD/UFSM), Linha de pesquisa em Aspectos Sócio-culturais e Pedagógicos da Educação Física. Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Educação Física Escolar, Pedagogia Crítico-Emancipatória, Teoria Filosófica do Movimento Humano (Se-Movimentar), Educação Física e Ciência, Esporte, Formação de professores em Educação Física e práticas pedagógicas. Atualmente, é professor de Educação Física da Rede municipal de ensino de Santa Maria-RS.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1982), realizou mestrado em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado também em Ciências do Movimento Humano pela mesma Instituição. Com passagem pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (1995 e 1996), atuou também na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre entre 2000 e 2008. Exerceu docência na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) entre 2003 e 2008. Entre 2008 e 2009 exerceu docência e pesquisa no âmbito de formação de professores, prática pedagógica e educação física escolar na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atualmente é docente no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE), Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores e líder do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física. Atualmente realiza estudos de pós-doutorado na Universidade Federal do Espirito Santo, integrada ao Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Saberes INAIF) sob a supervisão do Prof. Dr. André da Silva Mello.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Castilhos, R. L., Castro, F. B. de, & Camargo, M. C. da S. (2019). A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(23), 114–126. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835