Resultados das avaliações em larga escala: novas formas de pensar e agir

Autores

  • Erineuda do Amaral Soares Universidade Estadual do Ceará -UECE
  • Flávia Obino Corrêa Werle Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Avaliação, Política, Estratégias.

Resumo

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) aparece como um dos mais consolidados no país. Em 2007, com objetivo de avaliar o Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, o governo estadual cria mais uma vertente dessa avaliação, que visa avaliar a aprendizagem de todas as crianças do 2º. ano do Ensino Fundamental: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfabetização (SPAECE-Alfa). Desse modo, este artigo apresenta a elaboração de uma Ficha de Acompanhamento Individual (FRI) aos alunos participantes dessa avaliação.  Surge, como uma proposta de intervenção, a partir de uma pesquisa inserida no Mestrado Profissional que teve, como objetivo principal, analisar as estratégias adotadas pela escola e seus atores a partir dos resultados do SPAECE-Alfa. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa baseado em um estudo de caso. A coleta dos dados se deu, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte profissionais de educação.

Palavras-chave: Avaliação. Política. Estratégias. 


Results in large-scale evaluations: new ways to think and act

Abstract: The Ceará Permanent System of Basic Education Evaluation (SPAECE) is one of the most consolidated systems in Brazil. In 2007, with the objective of evaluating the Literacy At The Right Age Program - PAIC, the state government created another branch of this evaluation to assess the learning process of all 2nd-year Elementary School children: the Ceará Permanent System for Basic Education Evaluation - Literacy (SPAECE-Alfa). This article, therefore, presents the elaboration of an Individual Monitoring Form (FRI) to the students who participate in this evaluation. It appears as a proposal of intervention from a research project of the Professional Master's Degree, whose main objective is to analyze the strategies adopted by the school and its actors based on the SPAECE-Alfa results. This research is qualitative and based on a case study. Data were collected mainly from semi-structured interviews with twenty education professionals.

Keywords: Evaluation. Policy. Strategies.

Biografia do Autor

Erineuda do Amaral Soares, Universidade Estadual do Ceará -UECE

Doutoranda em Educação - PPGE- Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Gestão Educacional - Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Fortaleza

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, Orientadora de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Soares, E. do A., & Werle, F. O. C. (2019). Resultados das avaliações em larga escala: novas formas de pensar e agir. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(23), 41–59. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/868