Pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020): fragilidades e potencialidades

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do meio oeste de Santa Catarina
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Maria de Lourdes Pinto Almeida Unoesc/ Unicamp

Palavras-chave:

Pesquisa. Avaliação. PNPG (2011-2020). Fragilidades. Potencialidades.

Resumo

Resumo: O artigo é resultado de um estudo que buscou problematizar a pós-graduação brasileira a partir do sentido conferido à pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020). O objetivo foi verificar como a pesquisa e a avaliação são tratadas no Plano Nacional de Pós-Graduação no decênio 2011-2020, suas fragilidades e potencialidades. Para tanto, utilizamos uma pesquisa exploratória de cunho documental. O universo da pesquisa é o Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e seus relatórios de acompanhamento (2016; 2018). A pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020) são apontadas como estruturais para qualificar os programas de pós-graduação e colocar o Brasil em posições de destaque internacional na produção de conhecimento. Essa intenção é acompanhada por critérios avaliativos que buscam qualificar os programas a partir da produtividade.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Avaliação. PNPG (2011-2020). Fragilidades. Potencialidades.

 Research and evaluation in the 2011-2020 PNPG: weaknesses and strengths

Abstract: The article is the result of a study that sought to analyze Brazilian post-graduation from the perspective of Brazil’s 2011-2020 National Post-graduation Plan (PNPG) on research and evaluation. The aim was to verify how research and evaluation are approached in the 2011-2020 PNPG, as well as its weaknesses and strengths. Therefore, this research is exploratory and documentary. It focuses on the 2011-2020 PNPG and its 2016 and 2018 follow-up reports. Research and evaluation in the 2011-2020 PNPG are presented as structural to qualify post-graduation programs and place Brazil in outstanding international positions in the production of knowledge. This intention is followed by evaluative criteria that seek to qualify the programs based on productivity.

 

Keywords: Research. Evaluation. 2011-2020 PNPG. Weaknesses. Strengths. 

 

 

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do meio oeste de Santa Catarina

Graduado em Filosofia Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. E-mail: marcio.trevisol@unoesc.edu.br

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação Superior (GEPES/UPF/RS – Cadastrado junto ao CNPq), o qual desenvolve o projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/ RS/ Brasil. É avaliador dos cursos do Inep desde 2010. Dentre suas inúmeras publicações, destaca-se: Interdisciplinaridade e formação docente (coletânea organizada com Carina Tonieto e Evandro Consaltér – CRV, 2018). Contato: altairfavero@gmail.com.

Maria de Lourdes Pinto Almeida, Unoesc/ Unicamp

Graduada em Pedagogia e História; Mestre e Doutora pela FE da Unicamp em Filosofia. História e Educação. Pós-doc em Políticas Educacionais pela USP e em Política, Ciência e Tecnologia pela Unicamp. Docente do PPGEd da Unoesc, Joaçaba / SC. Pesquisadora colaboradora do PPGEd URI/ RS. Pesquisaodra associada do Giepes Unicamp. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior Unoesc – Unicamp. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – Geipes Unicamp. Líder da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – Riesup da FE da Unicamp. Pesquisadora do CNPq e do Obeduc. E-mail: malu@04gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Trevisol, M. G., Fávero, A. A., & Almeida, M. de L. P. (2020). Pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020): fragilidades e potencialidades. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 303–324. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/901