Formação docente no ensino da Enfermagem

Autores

  • Diana Figueiredo de Santana Aquino Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências da Saúde http://orcid.org/0000-0002-7159-4024
  • Catiuce Marques Fundação de Serviços de Saúde de Dourados

Palavras-chave:

Docência, Universidade, Enfermagem.

Resumo

A docência no ensino superior destaca-se logo no início da carreira do professor que procura reproduzir a visão de docência que teve enquanto aluno. Diante disso, buscou-se compreender o que é docência, como ela se manifesta no ensino superior e como é o trabalho do professor universitário. Discutiu-se sobre a formação universitária e a profissionalização, avaliando quais as contribuições do curso superior para uma atuação eficiente no mercado de trabalho, a fim de analisar o papel do docente na formação do profissional de enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura na qual foram utilizadas como fontes de pesquisa de publicações científicas indexadas publicadas entre os anos de 2000 a 2018, empregando-se os descritores: enfermagem, universidade e docência. Conclui-se que o docente adquire uma didática própria, manifestada pela disciplina de didática vivenciada pela prática profissional, o que facilita o seu trabalho e tem uma visão mais voltada para a pedagogia.

Palavras-chave: Docência. Universidade. Enfermagem.

 

Teacher education in nursing teaching

Abstract: Teaching in higher education stands out early in the career of a teacher who seeks to reproduce the vision of teaching acquired as a student. Based on this, we sought to understand what teaching is, how it manifests itself in higher education and what is the work of a university teacher. University education and professionalization was discussed, and the contributions of higher education to an efficient performance in the labor market was assessed in order to analyze a teacher’s role in nursing professionals’ preservice education. This is a literature review in which indexed scientific publications published between 2000 and 2018 were used as research sources with keywords "nursing", "university" and "teaching".  It is concluded that teachers develop their own teaching methodologies and strategies, manifested by the Teaching Methods course unit and experienced in their professional practice, which makes their work easier and promotes a more pedagogical viewpoint.

Keywords: Teaching. University. Nursing.


 

 

Biografia do Autor

Diana Figueiredo de Santana Aquino, Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências da Saúde

Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul

Especialista em saúde 

Farmacêutica Bioquimica

Hemosul

Catiuce Marques, Fundação de Serviços de Saúde de Dourados

Hospital da Vida de Dourados/MS

 

Enfermeira assisntescial

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Aquino, D. F. de S., & Marques, C. (2020). Formação docente no ensino da Enfermagem. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 37–49. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/902