A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade

Autores

  • Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas Universidade de Brasília
  • Erika Rodrigues de Freitas Universidade de Brasília Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em educação

Palavras-chave:

Educação, sociedade, Legislação, Brasil

Resumo

O estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.

Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka

 

Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on society

Abstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.

Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. Kafka

Biografia do Autor

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília

Docente da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação/MTC. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, pesquisando: formação de professores, Pedagogia; Didática; Ludicidade, construção do conhecimento e Ensino Médio. No âmbito da gestão atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Professora Permanente dos PPGE E PPGE-MP da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp.

Erika Rodrigues de Freitas, Universidade de Brasília Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2009), especialista em Psicopedagogia (FACIBRA), especialista em Coordenação Pedagógica (Universidade de Brasília - UnB). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (SEEDF) atuando como Pedagoga da EEAA - Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem. Experiência em: regência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica, regência na Educação de Jovens e Adultos, Tutora EAD, Pedagoga da EEAA - SEEDF (intervenção pedagógica com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem). Mestranda em Educação - Linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), pela Universidade de Brasília - UnB (2017 - em andamento). Integrante do GEPPESP- Grupo de Estudos e Pesquisa e Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP), desde 2017.

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Alberto Dantas, O. M. A. da N., & Freitas, E. R. de. (2020). A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 325–343. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924