O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos

Autores

Palavras-chave:

Desenhos infantis, Histórico-cultural, Linguagem.

Resumo

Este trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.

Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem.

 

 

Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects


Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.

Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Gonçalves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrado em Ensino, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN (2019). Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Patos /FIP (2013). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG (2012). Atualmente é professora da Educação Básica I da Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Pedagogia pela UERN (2000), especialização em Formação de Professor pela UERN (2003), mestrado em Educação pela URFN (2005) e doutorado em Educação pela USP (2015). Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAMEAM - Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Gonçalves, M. da S., & Costa, M. da C. (2020). O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 140–156. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935