A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios

Autores

  • Lucelia Rodrigues dos Santos UFAM-IEAA
  • Jorge Almeida de Menezes

Palavras-chave:

ensino de química, experimentação, atividades experimentais.

Resumo

O uso de estratégias metodológicas como ferramenta para dar significado aos conteúdos de Química tem sido considerado um recurso útil e elementar. A proposta dessa pesquisa visa evidenciar as principais abordagens da experimentação, assim como levantar os principais problemas e desafios encontrados na utilização desta metodologia no contexto escolar, a partir de um estudo exploratório por meio de revisão de literatura acerca da Experimentação no ensino de Química. O levantamento de dados teve, como critério, produções científicas que apresentassem os temos: ensino de química, ensino de ciências e experimentação. A experimentação pode ser trabalhada de várias formas no ensino, estando diretamente relacionada com os objetivos do professor e sua concepção teórica. Os principais entraves da Experimentação no ensino de Ciências são: a visão simplista do potencial pedagógico; a dicotomia teoria/prática;  a falta de estrutura adequada para sua realização, além das lacunas na formação docente e o desinteresse dos alunos em participar das ações propostas.

Palavras-chave: Ensino de Química. Experimentação. Atividades experimentais.

 

Experimentation in Chemistry teaching: main approaches, problems and challenges 

Abstract: The use of methodological strategies as a tool to make chemistry content meaningful is being considered a useful and elementary resource. This research aims to highlight the main approaches of experimentation and raise the main problems and challenges as this methodology is used at school. It is based on an exploratory study through a literature review on experimentation in chemistry teaching. Data was collected from scientific productions that included the following terms: chemistry teaching, science teaching, and experimentation. Experimentation can be used in teaching in various ways and related to the teacher’s objectives and theoretical conception. Among the main issues concerning experimentation are the simplistic view of its teaching potential, theory / practice dichotomy, the lack of adequate structure for its performance, the gaps in teacher education, and students' lack of interest in participating in the proposed actions.

Keywords: Chemistry teaching. Experimentation. Experimental activities

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Santos, L. R. dos, & Menezes, J. A. de. (2020). A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 180–207. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940