Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro

Gean Breda Queiros, Kalline Pereira Aroeira

Resumo


Como parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.

Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.


Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenario

Abstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.

Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies.


Palavras-chave


Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Docência no Ensino Superior; Didática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA