O Contexto de Influência da Política Curricular da Rede Municipal de Duque de Caxias

João Augusto Galvão Rosa Costa

Resumo


O contexto neoliberal instaurado disparou reformas educacionais e políticas curriculares que se (re) configuraram nos últimos trinta anos e acionaram diferentes sentidos, discursos e significados a nível nacional, estadual e municipal. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar o contexto de influência da Política Curricular da Rede Municipal de Duque de Caxias (2002-2004) pela lente teórico-metodológica do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball.  Tal análise foi fundamentada em artigos de referência de autores e interlocutores como Lopes (2004), Mainardes (2017), Lima e Przyleza (2015), pensando as tensões sobre as políticas curriculares, a dimensão do ciclo na sua análise e o campo do currículo.  É uma pesquisa qualitativa sustentada também por uma análise documental. Concluiu-se que, para além do elemento pedagógico, os fatores sociais, culturais, econômicos e políticos negociam e (re)negociam o contexto de influência no processo de construção de uma política curricular.

Palavras - Chave: Política Curricular. Ciclo Contínuo de Políticas. Duque de Caxias.

 

The Context of Influence of the Curriculum Policy of the Duque de Caxias Educational Network


Abstract: The established neoliberal context triggered educational reforms and curricular policies that have been (re)configured in the last thirty years and that have produced different meanings, discourses and meanings at national, state and local levels. In this sense, we aimed to analyze the context of influence of the Curriculum Policy of the Duque de Caxias Educational Network (2002-2004) from the theoretical-methodological perspective of Stephen Ball's continuous cycle of policies. Such analysis was based on reference articles by such authors and interlocutors as Lopes (2004), Mainardes (2017), and Lima and Przyleza (2015) for the tensions on curriculum policies, the dimension of the cycle in their analysis and the field of the curriculum. The research is qualitative and is also supported by a documentary analysis. It was concluded that, in addition to the teaching element, social, cultural, economic and political factors negotiate and (re)negotiate the context of influence in the process of building a curriculum policy.

Keywords: Curriculum Policy. Continuous Policy Cycle. Duque de Caxias.


Palavras-chave


Política Curricular. Ciclo Contínuo de Políticas. Duque de Caxias

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