Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Leopoldianum: revista de estudos e comunicações da Universidade Católica de Santos, editada desde 1974, com periodicidade quadrimestral, publica trabalhos científicos inéditos (originais, de revisão e de divulgação científica) de pesquisadores e docentes de instituições nacionais, estrangeiras e internacionais sobre os mais diversos assuntos que contribuam para o desenvolvimento das CIÊNCIAS HUMANAS e CIÊNCIAS SOCIAIS, com ênfase inter e multidisciplinar.

 

Políticas de Seção

FICHA CATALOGRÁFICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Na avaliação dos trabalhos científicos originais, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Validade da proposta (revelada pelo problema, pelo objetivo, pela justificativa e pela relevância da investigação); 2) Validade da resposta (revelada pela solidez da base empírica e do método, bem como pela interlocução com a literatura pertinente); 3) Abrangência da conclusão (revelada pela logicidade argumentativa e pelo impacto teórico da mesma); 4) Novidade intrínseca do trabalho; 5) Qualidade linguística.

Na avaliação dos trabalhos científicos de revisão, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Validade da proposta (revelada pelo problema, pelo objetivo, pela justificativa e pela relevância da investigação); 2) Validade da resposta (revelada pela solidez do método, bem como pela interlocução com a literatura pertinente); 3) Abrangência da conclusão (revelada pela logicidade argumentativa e pelo impacto teórico da mesma); 4) Qualidade linguística.

Na avaliação dos trabalhos de divulgação científica, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Justificativa e relevância da divulgação; 2) Interlocução com pesquisas semelhantes; 3) Logicidade argumentativa; 4) Impacto teórico da pesquisa divulgada; 4) Novidade intrínseca do que é divulgado; 5) Qualidade linguística.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são submetidos à avaliação prévia realizada pela Comissão Editorial, verificando sua adequação à linha editorial da revista.

Após esse filtro, os artigos são remetidos a dois pareceristas para a avaliação qualitativa da forma e conteúdo do texto, de acordo com o sistema conhecido como revisão pelos pares, sem identificação.

Somente os textos que receberem duas recomendações de publicação poderão ser publicados nas edições em formação.

Os autores são informados periodicamente sobre o andamento das avaliações, cujo prazo médio é de 90 dias.

Ao final desse processo, recebem comunicação formal da revista sobre a valiação, que anexará, de acordo com cada caso, os pareceres sobre seus textos, sem identificação de autoria.

Recebido algum parecer com alguma recomendação de modificação (de estrutura ou de conteúdo), este é imediatamente encaminhado para o(s) autor(es) do texto para que incorpore(m) as modificações sugeridas. Nesse caso, o texto modificado deverá ser remetido para a revista e será novamente avaliado em função das alterações.

A Leopoldianum adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Periodicidade

A publicação dos textos aprovados dá-se coletivamente, quando o número em concreto estiver fechado, a cada quatro meses.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...