CASAMENTOS ENTRE BRASILEIRAS E HOLANDESES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS FILHOS NOS PROCESSOS DE DECISÃO SOBRE MIGRAR OU RETORNAR PARA O PAÍS DE ORIGEM

Autores

  • Viviane Kraieski de Assunção UNESC

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2013.e473

Palavras-chave:

Migração Internacional. Casamentos Mistos ou Binacionais. Maternidade.

Resumo

Este artigo discute a importância dos filhos nos processos de tomada dedecisão de brasileiras que migram para viver com parceiros holandesesna Holanda. Baseia-se em uma pesquisa etnográfica e entrevistas em profundidaderealizadas com mulheres brasileiras em relacionamento comhomens holandeses entre os anos de 2012 e 2013. De acordo com as interlocutorasda pesquisa, ter ou não ter filhos e a idade destes são fatoresimportantes para ponderar os riscos, as vantagens e as desvantagens deuma união que envolve a imigração para outro país. Por outro lado, onascimento dos netos e a idade avançada podem levar as interlocutorasa retornarem ao Brasil. O artigo conclui que as motivações das mulheresestão além de fatores econômicos, e propõe que a análise das fases da vidaé importante para verificar as motivações do processo de migração e doretorno para o país de origem.

Biografia do Autor

Viviane Kraieski de Assunção, UNESC

Professora d oPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Realizou Pós-Doutorado na Vrije Universiteit (VU) Amsterdam.

Downloads

Publicado

2023-06-08

Edição

Seção

ARTIGOS