ADOLESCENTES E PROJETOS DE VIDA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luciano Osmar Menezes PPGEd
  • Maria Teresa Ceron Trevisol USP

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2014.e479

Palavras-chave:

Projetos de vida. Adolescentes. Família. Escola. Amigos

Resumo

A adolescência é uma fase de desenvolvimento demarcada por diversastransformações, algumas de natureza biológica, social e cultural. Nessafase se definem os projetos de vida. Objetivamos com este artigo apresentaruma faceta de um trabalho de pesquisa que buscou analisar osprojetos de vida de alunos que frequentam o 1º ano do Ensino Médio e ainfluência que a família, a escola e os amigos possuem sobre a constituiçãodesses projetos. A investigação realizada se caracteriza como um estudo exploratóriode natureza qualitativa. A amostra foi composta por 40 alunos.Como procedimento para coleta de dados utilizamos um questionário. Aanálise dos dados foi organizada a partir do conteúdo das respostas dossujeitos pesquisados. A análise dos dados efetuada identificou que os projetosde vida dos adolescentes considerados significativos foram: estudar/formar-se, ter uma profissão e emprego, ter boa relação com os amigos,constituir uma família e ser independente. Evidenciamos como fator preponderantena constituição dos projetos de vida a interferência da família

Biografia do Autor

Luciano Osmar Menezes, PPGEd

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Mestrado da Universidade do Oeste de Santa Catarina– UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, USP

Doutora em Psicologia pelo IP/USP. Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Mestrado da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Joaçaba(SC).

Downloads

Publicado

2023-06-08