OS CONFLITOS, AS VIOLÊNCIAS NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA E O RECONHECIMENTO DO OUTRO

Autores

  • Lúcia Salete Celich Dani UFSM
  • Grasiela Christine Celich Dani FADISMA

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2014.e483

Palavras-chave:

Conflitos. Violências. Relação Pedagógica. Reconhecimento do Outro

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa intitulado:“Os conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seusentrelaçamentos na construção da personalidade moral”. As informaçõesforam coletadas durante o ano de 2010. A pesquisa está fundamentadanas obras de: Piaget (1994 e 1998); Puig (1998 e 2007); La Taille (2009,2006, 2002 e 1998); La Taille e Cortella (2005); Sastre e Moreno (2002);De Vries e Zan (1998); Dani (2003, 2009 e 2010); Dani e Cunha (2008);e Honneth (2009). O objetivo foi investigar qual o entendimento e as significaçõesconstruídas pelos(as) professores(as) da Educação Básica sobreas violências cometidas por alunos(as) em relação a ele(as). Teve comocolaboradores 155 professores(as) da Educação Básica de oito municípiosdo Estado do Rio Grande do Sul. Os(As) professores(as) responderam aum questionário contendo questões, em sua maioria, de múltipla escolha.Os dados coletados indicaram, mais uma vez, a existência de violênciasem todos os segmentos da escola, inclusive dos(as) alunos(as) contraos(as) professores(as). Além de uma grande insatisfação por parte dos(as)professores(as) perante o quadro de violências que se apresentam nas escolashoje, essas situações violentas parecem gerar uma espécie de angústianos(as) professores(as) que se sentem desamparados(as) e muitas vezesimpotentes.

Biografia do Autor

Lúcia Salete Celich Dani, UFSM

Professora associada no Departamento de Fundamentos da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Doutora em Educação. SPo, UVV– ES).

Grasiela Christine Celich Dani, FADISMA

Bacharel em Direit opela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduanda em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2023-06-08